Mensagem 08 • Relacionamentos que edificam, glorificam a Deus e evitam armadilhas
"Quem anda com os sábios será sábio, mas o companheiro dos tolos acabará mal."
— Provérbios 13:20Levar os jovens a discernir, escolher e cultivar relacionamentos com propósito — que aproximem de Cristo, edifiquem a fé e protejam de amizades tóxicas que afastam de Deus.
Por que e com quem eu me relaciono?
Os relacionamentos que você tem hoje aproximam você de Jesus ou apenas ocupam seu tempo e seu coração sem direção?
Com quem eu devo caminhar mais perto?
Depois de passar tempo com essa pessoa, você sai com mais vontade de orar, buscar a Deus e ser santo?
Com quem eu preciso ter cuidado?
Amar como Cristo não é aceitar qualquer tipo de influência. Podemos amar, perdoar e orar por pessoas, e ao mesmo tempo estabelecer limites saudáveis.
Atitudes para não se tornar alguém de quem as pessoas fogem:
💡 Lembrete: Relacionamentos com propósito começam quando eu decido ser uma pessoa que agrega, não que drena os outros.
Como não se tornar dependente dos outros emocionalmente:
💡 Verdade: Relacionamentos são bênção, mas sua identidade e segurança precisam estar em Cristo, não em aprovação humana.
Passos para colocar Cristo no centro dos seus relacionamentos:
💡 Direção: Quanto mais você se apega a Jesus, mais livre fica para amar pessoas sem ser escravizado por elas.
Práticas para construir relacionamentos que realmente valem a pena:
💡 Alvo: Que seus relacionamentos reflitam que Jesus é a sua fonte e que, por isso, você consegue amar de forma madura e saudável.
Pense nos três relacionamentos mais próximos que você tem hoje. Eles te aproximam de Deus ou te afastam? Dê exemplos concretos.
Seja honesto e objetivo: depois de estar com essas pessoas, você costuma estar mais animado espiritualmente ou mais frio na fé?
Que características você quer priorizar em amigos e relacionamentos no próximo ano?
Liste 2 ou 3 características bíblicas (fidelidade, sinceridade, temor de Deus etc.) e compartilhe o porquê de cada uma.
Existe algum relacionamento ou tipo de ambiente que você percebe que precisa limitar ou evitar?
Seja específico e pense em um passo prático esta semana para proteger seu coração sem deixar de amar como Cristo.
Deus, que é a fonte de todo amor, nos criou para vivermos em comunidade. Nossos relacionamentos são uma das principais maneiras de mostrarmos ao mundo como Ele é.
É um desafio amar como Deus nos amou. A reflexão nos leva a reconhecer que, muitas vezes, somos duros quando deveríamos ser gentis, julgamos quando deveríamos ter misericórdia e guardamos mágoa quando deveríamos perdoar. Admitir essa falha é o primeiro passo para a mudança.
Deus nos capacita a construir relacionamentos que se parecem com Ele. Ele nos chama a demonstrar benignidade, sendo intencionais em fazer o bem aos outros; a cultivar misericórdia, sentindo a dor do outro e oferecendo graça; e a praticar o perdão que liberta, escolhendo perdoar como Cristo nos perdoou.
Isso se aplica diretamente aos relacionamentos feridos em nossa vida. Deus nos dá coragem para procurar quem machucamos e humildade para pedir perdão. Ele também nos dá força para perdoar quem nos feriu, abrindo o caminho para uma restauração saudável.
No fim, o objetivo é que nossos relacionamentos se tornem pontes de reconciliação onde há conflito e uma demonstração clara do amor de Deus onde há feridas. Seguimos o exemplo de Jesus, que deu a vida por aqueles que amava, nos mostrando o verdadeiro significado do amor que se doa. Amém.